Problemas no embarque: como resolver?
Evite transtornos no embarque! Saiba seus direitos em casos de problemas como overbooking, atrasos e cancelamentos. Reembolso, assistência e informações claras são garantidos.
Evite transtornos no embarque! Saiba seus direitos em casos de problemas como overbooking, atrasos e cancelamentos. Reembolso, assistência e informações claras são garantidos. Fale com nossos especialistas!Saiba o que pode ser feito caso você venha a enfrentar algum problema no embarque para o seu voo
Viajar nem sempre vai ser um sonho. Alguns problemas podem acabar acontecendo no meio do caminho, desde o momento do check-in até a hora de entrar no avião. Problemas no embarque são muito mais comuns do que podemos imaginar e é exatamente por isso que o passageiro precisa estar ciente de seus próprios direitos.
Se você está se programando para colocar o pé na estrada, mas ainda não tem uma noção muito ampla do que fazer caso algum empecilho venha a surgir, não se preocupe. Neste artigo, você terá todas as informações necessárias para garantir uma viagem tranquila e sem dores de cabeça.
Problemas no embarque podem surgir já no check-in
É importante lembrar que o embarque dos passageiros terá início pelo check-in. Neste momento, será necessário que o indivíduo confirme a sua identidade pessoal e faça a escolha do próprio assento ao longo do voo, preferencialmente onde se sentir mais confortável.
Atualmente, com a implementação da tecnologia a favor de empresas e clientes, será possível realizar esse procedimento tanto indo até o local, dentro do guichê disponibilizado por uma companhia aérea, quanto por meio da internet. É por isso que precisamos ter cuidado com os problemas no embarque.
Assim que o passageiro tiver o seu registro confirmado no sistema, ele poderá embarcar. No entanto, nem sempre isso acontece de maneira tão fácil, principalmente quando há algum problema na identificação das informações do passageiro.
Ainda que fazer check-in pela internet possa parecer muito mais fácil e seguro, é possível que os problemas no embarque comecem aí. Muitas situações imprevisíveis podem vir a acontecer, principalmente por causa da falta de organização da própria empresa com relação ao registro das informações.
Veja, abaixo, quais são os principais problemas.
Falha no sistema destinado às reservas
Um dos problemas no embarque pode acontecer por causa da falha no sistema que está responsável por fazer as reservas dos passageiros. Isso acontece porque, muitas vezes, o responsável pelo check-in da companhia aérea não tem, em mãos, os 4 códigos localizadores dos indivíduos que precisam embarcar naquele voo em específico.
No entanto, o resultado desse tipo de falha não é totalmente positivo para os consumidores. Isso porque, ainda que eles sejam indenizados pela falha ocasionada pela própria empresa, não poderão embarcar no voo e ainda terão que lidar com todo o estresse antes de uma viagem que seria importante.
Este tipo de erro, infelizmente, só pode ser identificado na hora do embarque.
Passageiro que não pode embarcar
Mais um dos problemas no embarque está relacionado com o fato de o passageiro ter sido impedido de embarcar. Na maior parte dos casos, isso acontece por causa do overbooking, ou seja, quando as empresas vendem mais passagens do que deveriam e acabam ultrapassando o número de assentos.
O ideal para evitar este tipo de empecilho é realizar o check-in o mais cedo possível, além de verificar se você está portando todos os documentos necessários para entrar no avião. Além disso, chegar ao aeroporto algumas horas antes da viagem também pode ser uma boa ideia para não acabar perdendo o seu lugar.
Horário do embarque destoa do horário de partida
Dentre os problemas no embarque, os horários destoantes podem acabar ocupando o primeiro lugar. Isso porque não é muito difícil encontrar algumas pessoas atrasadas dentro dos aeroportos, que acabam esquecendo os horários de sua viagem. Sendo assim, a atenção é mais do que necessária.
Para que você possa evitar algo do tipo, é necessário que tenha em mente o horário do seu embarque, que geralmente acontece bem antes do horário de partida para evitar imprevistos. Se possível, coloque um alarme no seu celular para permitir que você se lembre do horário e não tenha futuras dores de cabeça ao perder o voo.
Cancelamentos, atrasos ou alterações no voo
Se um voo é cancelado, alterado ou acaba passando por algum atraso, é imprescindível que a companhia aérea se comunique com os seus passageiros. Muitas vezes, isso pode acabar acontecendo por causa de voos lotados, ausência de funcionários ou altas temporadas, com uma demanda bastante larga.
O ideal é que você chegue com antecedência ao local, informando-se sobre o seu voo. Além disso, tenha sempre em mãos o seu celular com o e-mail ou o número para contato informados no cadastro para a compra da sua passagem. Assim, será possível evitar vários transtornos.
Para que você evite mais um destes problemas no embarque, o ideal é que o passageiro fique sempre atento a todas as tentativas de comunicação da companhia aérea. Dessa maneira, será possível evitar que você perca o voo ou acabe chegando tarde demais no aeroporto.
Quais são os meus direitos em relação aos problemas no embarque?
Ainda que os problemas no embarque sejam os mais variados, é válido lembrar que o consumidor jamais deverá deixar os seus direitos de lado. Além disso, se nenhum desses empecilhos vier a acontecer, o passageiro terá a total certeza de como agir em uma situação que se mostre um claro desrespeito para com a sua integridade.
No mais, os principais direitos dos passageiros são:
Reembolso integral
O reembolso integral, reacomodação nos próximos voos e a execução de serviços para outra modalidade de transporte são direitos garantidos aos passageiros em caso de problemas no embarque. Dessa maneira, as alternativas devem ser oferecidas em caso de atrasos superiores a 4 horas, cancelamentos, preterição de embarque ou alterações.
Assistência material
A assistência material é um direito do passageiro graças à espera por uma solução para o início de sua viagem. Caso ele tenha esperado por 1 hora, deverá ter direito à internet ou telefone. Se houver esperado por 2 horas, deverá receber alimentação. Se houver esperado por mais de 4 horas, deverá ter acomodado de forma adequada e ainda ter o transporte pago.
Informação
Todos os consumidores têm o direito de receber informações claras a respeito do serviço prestado. Sendo assim, a empresa responsável pela entrega do serviço não pode omitir qualquer tipo de informação acerca do voo. Sendo assim, se o cliente possui tempo de tomar providências, os danos serão drasticamente reduzidos.
Danos morais
Por fim, com relação aos problemas no embarque, o passageiro ainda terá direito a uma indenização por danos morais. Isso se dará graças ao sofrimento, angústia, frustração ou qualquer outro mal estar acerca da viagem cancelada ou problemas para entrar em seu avião. Esse fator pode ser agravado pela perda de um compromisso importante, seja ele profissional ou pessoal.